Videolaringoscopia e Videolaringoestroboscopia,


    A Videolaringoscopia é exame que tem por objetivo inspecionar (examinar) as estruturas anatômicas da laringe, e hipofaringe e orofaringe que não são acessíveis pelo exame da cavidade oral e orofaringe. Todas essas regiões são conhecidas pelo publico  como simplismente garganta, na figura 1 é possível identificar e entender melhor essa divisão.

    Para a realização tanto da  videolaringoscopia quanto da videolaringoestroboscopia é empregado um equipamento que recebe o nome de laringoscópio. O laringoscópio é introduzido pela cavidade oral e permitirá obter uma imagem em vídeo da faringe e laringe.  Antes do início do exames normalmente coloca-se uma solução em spray de lidocaina (anestésico local), que dará a sensação momentânia  de dormencia na garganta e ligeira dificuldade de engolir, essa sensação passa com poucos minutos após o exame. É importante evitar beber algum  líquido ou comer algo imediatamente após o exame, pois ha risco de engasgar. A ingesta de  líquidos e alimentos pode ser realizado após passar a sensação de adormecimento da garganta, em média 10 minutos após o exame.

    NÃO É NECESSÁRIO NENHUM PREPARO OU DIETA OU JEJUM PARA ESTE EXAME.


A Videolaringoestroboscopia, é muito semelhante a videolaringoscopia, inclusive com as mesmas orientações dadas acima.

Porém a Videolaringoestroboscopia, o objetivo do exame muda um pouco, pois como ele emprega um sistema de luz estroboscópica, que permite a visibilização e estudo do movimento e vibração da mucosa da prega vocal. Esse detalhe faz toda uma diferença quando pretendemos  diagnosticar as causas das disfonias (rouquidão) e melhor identificar e diferenciar as alterações das pregas vocais.


Ambos os exames tem seu resultado liberado, em média, com 7 dias úteis e pode ser acessado pela internet, com o login e senha fornecidos após a realização do exame.

   


Figura 1 - divisões da faringe e localização da laringe.